Pqec10anos

Lançado PQEC SP

Lançado Programa de Qualidade das Empresas Contábeis do Estado de SP

Objetivo é oferecer instrumentos de valorização, melhoria e aperfeiçoamento contínuo dos serviços de contabilidade para as empresas paulistas

O PQEC – Programa de Qualidade de Empresas Contábeis – foi lançado no 19º Encontro das Empresas e Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, na tarde do dia 26 de agosto, em Campinas (SP). A apresentação do regimento e da carta de princípios do programa foi feita pelo vicepresidente do Sescon-SP, José Maria Chapina Alcazar, pelo vice-presidente Financeiro, Valdemar Lopes Armesto, e pela diretora da Aescon-SP, Alaíde Vitorino.

De acordo com Chapina, a criação do selo não visa atender a uma elite e, sim, ter como princípio a criação de instrumentos de valorização das empresas contábeis comprometidas com a qualidade e a ética. Portanto, sua primeira etapa pretende priorizar elementos educativos e informativos, possibilitando o desenvolvimento das empresas contábeis.

A idéia, amplamente discutida pela Câmara Setorial das Empresas de Serviços Contábeis

do Sescon-SP, surgiu ainda na gestão anterior. O programa tem como objetivo trabalhar a credibilidade do setor, de forma similar ao projeto desenvolvido pelo Secovi. “Vamos ressaltar a parte nobre de nossa profissão que é a de assessoramento da gestão dos negócios”, afirmou Chapina.

Melhoria contínua

Diversos empresários manifestaram-se durante o lançamento do PQEC, elogiando a iniciativa do Sescon-SP. O regimento do PQEC está disponível no site do Sescon-SP. Segundo ressaltou Chapina, o programa também está aberto a sugestões para contínuo aprimoramento.

A princípio, o PQEC foi planejado para conceder aos associados do Sescon-SP e da Aescon-SP uma certificação voltada a atestar o cumprimento de dois requisitos básicos. O primeiro: o compromisso com a qualidade dos serviços, através da participação do

titular, dos sócios e colaboradores, em programas educacionais voltados à gestão das empresas de serviços contábeis, qualidade em serviços e conteúdos de educação continuada. O segundo, a observância de princípios éticos e de responsabilidade, materializados em normas do PQEC e submissão ao Conselho de Mediação e Arbitragem do programa.

Para a obtenção da certificação, o participante deverá cumprir durante o período de um ano as atividades previstas em quadro de requisitos aprovado pela Coordenação do PQEC, que prevê avaliação de adequação da empresa às necessidades dos clientes, às

exigências dos serviços e aos processos envolvidos na sua geração e cumprimento de conteúdo educacional. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 15 de outubro.

A divulgação da grade do conteúdo educacional está prevista para ocorrer dois meses depois.

Objetivos do PQEC

  • Incentivar o associado à melhoria contínua de seus serviços e processos
  • Capacitação / qualificação permanente das equipes
  • Valorização das empresas contábeis comprometidas com a qualidade e a ética
  • Criação de um diferencial de mercado para as empresas participantes
  • Conscientização do mercado e da sociedade sobre a importância da qualidade dos serviços contábeis

Requisitos de admissão

  • Vínculo associativo com as entidades
  • Requerimento e atendimento de questionário de admissão
  • Termo de ciência e compromisso com as normas do PQEC
  • Verificação de todos os requisitos no Regimento Interno

Documentos necessários para admissão no PQEC

  • Certidão de Protestos
  • Certidão do Distribuidor Cível
  • Certidão de Execuções Penais
  • Certidão do CRC

Mais informações: Tel.: (11) 3328-4927 – www.sescon.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *