Ed265 Pag16j

A festa da certificação máxima de qualidade 2011

Mais de 300 empresas foram certificadas pelo Programa de Qualidade de Empresas Contábeis em evento memorável, com público superior a 4 mil pessoas. De forma inédita, parte das empresas recebeu o selo PQEC ISO 9001:2008

A noite do dia 12 de abril de 2011 será sempre lembrada como um marco não apenas na história do Sescon- -SP, mas de todo o mercado contábil. Na data, mais de quatro mil pessoas entre autoridades, lideranças setoriais, empresários contábeis, colaboradores das organizações, familiares e amigos prestigiaram e se emocionaram na sexta cerimônia de certificação do Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC).

Afinal, mais que a apresentação do show da badalada dupla sertaneja Bruno e Marrone, que animou e agitou a platéia até a madrugada, a data marcou a coroação de 349 empresas que por um ano frequentaram os cursos e palestras requeridos pelo Programa, assim como cumpriram os demais requisitos com o intuito de aprimorar continuamente seus serviços e processos, garantindo total qualidade nos serviços prestados e, consequentemente, a valorização do setor.

A noite foi ainda mais especial para 28 destas empresas que inauguraram um novo ciclo na valorização da classe e na prestação de serviços, conquistando o almejado selo PQEC ISO 9001:2008, viabilizado pela parceria entre o Sescon-SP e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O propósito do Programa, que, além dos empresários, busca envolver todos os colaboradores das empresas participantes, pode ser comprovado pela alegria e orgulho dos colaboradores das organizações certificadas, que compareceram em massa ao evento. A cada empresa anunciada, as equipes mostravam o entusiasmo de verdadeiras torcidas, com faixas, apitos e gritos de congratulações aos empresários, que não escondiam a emoção ao receber o certificado. A satisfação também era visível nos diretores do Sescon-SP e da Aescon-SP.

Relembrando os grandes nomes que comandaram a entidade ao longo de seus 62 anos, o presidente do sindicato, José Maria Chapina Alcazar, parabenizou as empresas certificadas por todo o esforço empreendido em prol da qualificação. “Esse compromisso de vocês com a nossa profissão é muito gratificante, e tenham certeza de que vamos devolver a vocês esse empenho com a qualidade também da nossa representação”, afirmou, destacando o seu contentamento e alegria em ver o crescente número de organizações a aderir ao programa.

Crescimento, aliás, é uma palavra que traduz exatamente o que o PQEC tem conquistado, como comprovam os números: em seu primeiro ano de existência foram 134 empresas certificadas. Já em 2007, esse número cresceu 20%, resultando em 160 organizações na lista das certificadas. Em 2008 e 2009 foram certificadas, respectivamente, 185 e 225 empresas. No ano passado, este aumento foi ainda mais expressivo: 287 empresas receberam a coroação, ou seja, o número de empresas certificadas aumentou em cerca de 30%.

Finalmente, este ano foram certificadas 349 organizações, em cerimônia que lotou a casa de shows Credicard Hall, em São Paulo. Para o presidente do Sescon-SP, o aumento constante demonstra que as empresas estão atentas às necessidades impostas pelo mercado e também à importância do Programa, que é uma grande ferramenta para auxiliar as organizações contábeis a enfrentarem a competitividade e a superarem as expectativas de seus clientes, e que, além disso, “traz referência de qualidade para o empreendedorismo, que hoje utiliza a ciência contábil como instrumento gerencial e de tomada de decisões”.

Presenças ilustres prestigiam o PQEC 

Representando os patrocinadores do evento (Serasa Experian e Caixa Econômica Federal), o gerente executivo de Identidade Digital da Serasa Experian, Helder Moreira, frisou o processo de transformação por qual passa a profissão contábil. “Com dedicação, treinamento e qualidade vocês servirão a cada dia melhor os seus clientes”, disse.

O presidente do Sindcont (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo), Victor Domingos Galloro, declarou satisfação em representar as entidades congraçadas “em um evento de tamanha importância não só para a classe contábil, mas também para o mercado empresarial, cuja as empresas se beneficiam ao contratar um escritório com qualidade reconhecida pelo selo PQEC e pela certificação ISO 9001”. Segundo ele, a evolução constante da contabilidade, a necessidade de aperfeiçoamento do profissional contábil, o uso das novas tecnologias, as mudanças dos cenários nacional e internacional, a legislação brasileira, os avanços da fiscalização e as mudanças do mundo globalizado são alguns dos desafios que os empresários do setor devem enfrentar na condução de seus negócios.

E, em um mercado tão acirrado, “o mundo empresarial está atento a essa certificação que sabe dar valor aos profissionais contábeis que têm comprometimento com a ética e com a qualidade dos serviços prestados. Parabéns a todas as empresas que a conquistaram”, finalizou Galloro. Francisco Antonio Feijó, presidente da CNPL (Confederação Nacional das Profissões Liberiais), que comandou a Aescon-SP entre 1972 e 1975, falou sobre o bom momento do Brasil, das oportunidades que se abrem para o setor e parabenizou as certificadas em nome de todos os ex-presidentes do Sescon-SP e da Aescon-SP.

“Vendo este salão tão lotado ninguém poderia imaginar que o Sescon-SP cresceria tanto, assim como o Brasil cresceu e a classe contábil também. Parabéns a todas as empresas certificadas”. Juarez Domingues Carneiro, presidente do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), parabenizou o Sescon-SP pelo projeto e as empresas por acreditarem no PQEC. “É uma satisfação estar com vocês e ter a constatação de todo esse processo de evolução tão bem conduzido pelo Sescon-SP, que culmina hoje com a certificação de algumas instituições com o selo ISO 9001”, declarou, frisando que “hoje esse evento já faz parte do calendário anual da classe contábil”.

Apoio 

Os legislativos de São Paulo e federal também participaram da solenidade. A deputada estadual Célia Leão destacou o seu orgulho em participar da cerimônia. Parabenizando as empresas participantes, a parlamentar afirmou que “esse é um congraçamento de pessoas que merecem tudo de bom pelo seu trabalho, empenho e dedicação em servir a sociedade”.

Já o deputado federal Arnaldo Faria de Sá manifestou a sua satisfação em participar de mais um grande momento do Sescon-SP, e lembrou as recentes vitórias conquistadas pela contabilidade no Congresso Nacional. “Completamos um ano de grande importância para a categoria, em que conquistamos o exame de suficiência e a instituição do Dia do Empresário Contábil”, explicou. Também presente na solenidade, o deputado estadual Enio Tatto, que é empresário contábil, lembrou da importância da qualificação do setor ante o aquecimento da economia. “Eu participei deste evento há três anos, e o número de empresas participantes desde lá cresceu significativamente. E isso é muito bom para o Brasil, pois toda empresa precisa de um contador.

Na nossa área é fundamental investirmos em especialização e qualidade”, declarou. Domingos Orestes Chiomento, presidente do CRC SP, lembrou ser testemunha do trabalho desenvolvido pelo Sescon-SP, já que este é o sexto ano em que sua empresa é contemplada com a certificação. “O PQEC traz um aperfeiçoamento em todos os processos da empresa e cria uma motivação maior em torno das necessidades do setor, de tal forma que servimos os nossos clientes com melhorias e qualidade, fortalecendo também a nossa classe”, declarou.

A opinião foi endossada pelo empresário contábil Salvador Strazzeri, vice-presidente da Aescon-SP, para quem um programa como o PQEC é muito importante para a qualificação da empresa, por englobar matérias de gestão, marketing, comportamento, e “uma série de atividades que vão aprimorando a empresa contábil para ela alcançar a excelência”.

O assessor da presidência do Sebrae-SP, Ivan Hussni, neste ato representando o presidente do conselho Alencar Burti, parabenizou toda a equipe do Sescon-SP e frisou a importância do programa que busca aprimorar o setor contábil, vital para empreendedorismo. “Nós sabemos a dificuldade que enfrentamos no nosso país, com uma carga tributária tão complexa. Se não tivermos um ‘anjo’ do nosso lado, o contador, o empreendedorismo não sobrevive”, declarou.

Esforço certificado 

O presidente do Sescon-SP lembrou a trajetória do Programa, nascido em 2005 (veja mais no box). “Estou aqui observando as comemorações e lembrando quando nós iniciamos este projeto, com o intuito de dar oportunidade para que as empresas de contabilidade tivessem um diferencial de qualidade, para mostrarmos à sociedade o quanto o setor é comprometido com a sua profissão”, declarou.

O líder setorial destacou ainda que toda a equipe do Sescon-SP está nos bastidores acompanhando a cada momento a evolução das empresas de contabilidade, desde o seu ingresso no programa até a coroação máxima pelo seu esforço com a certificação ISO 9001, que agora é de acesso não só aos grandes, mas também aos pequenos empresários que possuem a mesma competência e dedicação. “O Sescon-SP trouxe a ISO, que era benefício para poucos, para todo o segmento de contabilidade graças à parceria com a ABNT, que acreditou no nosso projeto, assim como vocês acreditaram. Em nome de toda a diretoria executiva e em nome de todos os dirigentes da casa que deixaram esse legado para nós o nosso agradecimento e carinho. Parabéns a todos”.

A coordenadora geral da Comissão do PQEC, Alaíde Pereira Vitorino, agradeceu a toda a coordenação, a equipe de colaboradores do Programa e as diretorias do Sescon- SP e da Aescon-SP. “Não se mediu esforços para se chegar até aqui e os resultados foram excelentes”, disse a empresária contábil, que ainda destacou o compromisso da entidade em continuar oferecendo ferramentas para que as empresas contábeis possam cumprir as metas de qualidade e alcançar o certificado PQEC + ISO, proporcionando uma excelente grade de cursos para o aprendizado contínuo e moderno. Também participou da solenidade o gerente geral de certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, que se declarou “impressionado e maravilhado” com o momento.

“O setor contábil é, sem dúvida alguma, um setor que me transmitiu confiança em demasia e conseguiu com muito trabalho chegar a este momento, que não é um sonho e sim o resultado de um trabalho bastante efetivo de todos os que estão presentes aqui”, declarou. “Eu poderia dizer sem medo de errar que poucos setores conseguiram reunir em um espaço de dois anos uma sensibilização para um programa de qualidade, no intuito de levar a seus clientes o melhor que podem ofertar. Poderíamos entrar para o Guiness Book como o único setor de contabilidade no mundo inteiro que conseguiu essa marca”, finalizou.

História e Evolução 

O Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC) do Sescon- SP nasceu em 2005, na gestão do então presidente do sindicato, Antonio Marangon, e sob a coordenação de seu idealizador, Chapina Alcazar, à época vice-presidente da entidade. Ao criar o projeto, que atendeu a uma sugestão dos participantes e dos coordenadores da Câmara Setorial de Contabilidade, a diretoria do Sescon-SP tinha como objetivo conscientizar as empresas contábeis sobre a importância de otimizar seus processos e melhorar seus serviços, garantindo um atendimento de qualidade aos clientes.

Com esse propósito, a entidade desenvolveu um Programa completo, que inclui a participação em cursos, palestras e eventos, preparando tanto os empresários contábeis como os seus colaboradores para a excelência na prestação de serviços de contabilidade. Na época, um dos maiores desafios enfrentados pelo Sescon-SP e pela Aescon-SP foi quebrar os paradigmas de que somente as empresas de grande porte precisam de programas de qualidade. Afinal, em decorrência da intensa competitividade para os pequenos, a qualidade é ainda mais importante, já que pode ser decisiva para a permanência da organização no mercado. Com o passar do tempo, o PQEC ganhou a adesão de um expressivo número de empresários contábeis, o que demonstrou que os profissionais do setor se conscientizavam daquilo que os demais segmentos já têm como regra: para sobreviver como empresa é necessário ter um diferencial diante da concorrência.

No início de 2008, passados três anos desde a criação do Programa de Qualidade, a diretoria do Sescon-SP decidiu que era chegado o momento de inovar e de dar um novo rumo à continuidade do projeto. Representantes da ABNT foram então convidados a conhecer o PQEC, seus objetivos, processos e procedimentos, o que possibilitou a troca de ideias e abriu caminho para um trabalho conjunto entre as entidades. “Impressionados com o projeto”, como definiu na época Antonio Carlos Barros de Oliveira, gerente geral de Certificação da ABNT, a Associação aceitou de imediato fechar uma parceria com o sindicato. A partir do acordo entre as duas entidades, o Sescon-SP passou a preparar os participantes do PQEC para a certificação ABNT NBR ISO 9001/2008, norma de reconhecimento internacional que define requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade.

Assim, o Sescon-SP se tornou a primeira entidade sindical a buscar a facilitação de seus associados à certificação ISO, iniciativa que remete à constante preocupação da entidade em liderar os empresários contábeis para um futuro de avanços, com uma metodologia de trabalho que inclui a transformação do contador em consultor estratégico.

As estrelas da noite

Empresas certificadas elogiam o Programa de Qualidade:

“O Programa é importante, pois valoriza o profissional e a profissão contábil, além de mostrar para os clientes que quem tem qualidade deve ser destacada. Hoje recebemos a ISO 9001, o que mostra o nosso compromisso, a vontade de romper fronteiras e fazer o negócio acontecer com total qualidade nos serviços prestados”. Vagner Quartero, da Audinaka Assessoria e Consultoria Contábil

“A certificação PQEC ISO pode ser vista como uma auditoria plena das atividades do setor, o que garante a qualidade do serviço oferecido aos nossos clientes”. Edgar Andrade, da Andrade Contabilidade

“O PQEC promove o aperfeiçoamento de nossa classe e a melhoria de nossa orientação profissional perante o mercado competitivo da contabilidade e também perante a coletividade e a sociedade como um todo, já que tantas vezes vemos o nosso setor com a imagem desgastada”. Marcos Lage, da Lage Assessoria Contábil, empresa certificada no 1° módulo

“Estou há mais de 30 anos nessa atividade, e posso afirmar que o PQEC promove uma valorização da classe, uma união, é uma iniciativa muito positiva promovida pelo Sescon-SP. Agora, com o selo ISO e a parceria com a ABNT, a entidade conseguiu valorizar ainda mais o nosso trabalho, o que é importante para nós e para os clientes”. Valmir dos Reis Fontes, da Assecont Contabilidade e Informática

“No nosso entendimento, é importante que utilizemos toda a tecnologia das normas da ISO para melhorarmos o atendimento aos clientes e aprimorarmos os controles internos. Além disso, a certificação diferencia a empresa no mercado, ainda são poucas organizações que a possuem, sem contar a grande experiência que o PQEC nos trouxe durante esses cinco anos em que fazemos parte do programa”. José Carlos Moraes, do Escritório Conaupro Contabilidade

“O PQEC ISO 9001 trouxe grande alegria e satisfação para nós, os funcionários ficaram motivados e os clientes sentem confiança no nosso trabalho, pois não é só um selo qualquer, mas sim um certificado internacional”. Rogério Rodrigues, da Contábil Sumaré

“A certificação ISO para nós agregou muito valor e qualidade, nós já estamos há muitos anos no mercado, e é sempre bem-vinda uma ação para que nossos clientes sintam-se mais seguros e saibam que estão contratando um bom serviço. Isso já vinha sendo feito com o PQEC, e agora com a conquista da ISO nós sabemos que temos um serviço da máxima qualidade para oferecer aos nossos clientes, sem contar que a certificação PQEC ISO é um diferencial no mercado, poucos escritórios de contabilidade carregam esse orgulho”. Denise Bezerra Souza, do Escritório Contábil Vavá

“Receber esta certificação representa um passo na qualidade e no reconhecimento do mercado de que isso é importante. Além do PQEC, buscamos também o ISO, que será um grande diferencial competitivo no Brasil e também fora do país”. Márcia Machado, da Assistencial Serviços de Contabilidade, empresa certificada no 5° módulo

“Já conseguimos ver os resultados nos negócios. Considero esta certificação muito importante e vamos continuar com o programa, pois temos ainda muitas metas a serem cumpridas”. Aldines Aparecida Silva Gon, do Escritório Contábil Progresso, certificado no 1° módulo

“Eu considero a certificação PQEC ISO um diferencial para a empresa em busca de destaque, obtida graças aos esforços de nossos colaboradores que foram fundamentais para essa conquista. Hoje são poucas as empresas que têm essa certificação, o que nos evidencia no mercado”. Paulo Mario Strazzeri, da Financial Contábil

“A certificação do PQEC nos valoriza perante o cliente, pois mostra que temos um compromisso com a qualidade, e também nos posiciona melhor no mercado, onde enfrentamos por vezes muita concorrência desleal”. Luiz Antonio, da Roac Contábil, empresa certificada no 1° módulo

Fonte: Revista SESCON – Edição nº 265

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *