Margem de lucro no comércio: 5 dicas para aumentá-la
Entender o que é e a importância de acompanhar a margem de lucro pode ser vital para garantir o sucesso em seu comércio. Saiba mais!
Você sabe o que é margem de lucro no comércio e por que ela é tão importante para o sucesso do seu negócio?
Muitos empresários não se atentam a esse indicador essencial, para a rotina em seus estabelecimentos e, por isso, enfrentam dificuldades de gestão.
Mas, não se preocupe!
Neste artigo, explicaremos tudo sobre o assunto, para garantir que não tenha maiores problemas.
Acompanhe a leitura e fique e tire todas as suas dúvidas!
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O que é margem de lucro?
Trata-se da porcentagem representante do valor das vendas que sobrou após a dedução dos custos e despesas envolvidos na operação do comércio.
Ela pode ser calculada de forma bruta ou líquida.
A margem de lucro bruta considera apenas os custos diretos relacionados à produção ou aquisição dos produtos, como matéria-prima, mão de obra e impostos.
Já a margem de lucro líquida leva em conta também os custos indiretos, como aluguel, energia, água, telefone, marketing, salários administrativos, entre outros.
Por que a margem de lucro é importante para o comércio?
A margem de lucro é um indicador fundamental para avaliar a saúde financeira e a competitividade do seu comércio.
Afinal, ela mostra se o seu negócio está sendo lucrativo ou não, se você está cobrando um preço justo pelos seus produtos, se você está conseguindo controlar os seus custos e despesas, e se você tem potencial para crescer e se destacar no mercado.
Uma margem de lucro baixa pode significar que o seu comércio está tendo prejuízo, que o seu produto está sendo vendido, abaixo do valor ideal, que os seus custos estão muito elevados, ou que a sua gestão financeira está ineficiente.
Por outro lado, uma margem de lucro alta pode indicar que o seu comércio está sendo rentável, que o seu produto tem um bom valor agregado, que os seus custos estão otimizados, ou que a sua gestão financeira está eficaz.
5 dicas para aumentar a margem de lucro no comércio
Se você quer aumentar a sua margem de lucro no comércio, é essencial que sejam realizadas algumas ações.
Abaixo, apresentamos cinco dicas vitais:
1- Realize uma análise de mercado e defina seu público-alvo
É de suma importância conhecer necessidades, preferências, perfil e comportamento dos seus clientes.
Além disso, é preciso oferecer produtos que atendam às expectativas e se diferenciem dos seus concorrentes.
Assim, você pode cobrar um preço mais alto e aumentar o seu faturamento.
2- Tenha uma gestão efetiva do seu estoque
Evite ter excesso ou falta de produtos no seu estoque, podendo gerar custos desnecessários, perdas, desperdícios, obsolescência, ou insatisfação dos clientes.
Mantenha um controle rigoroso do seu estoque, faça um planejamento de compras, negocie com os fornecedores, e faça promoções para escoar os produtos com baixa saída.
3- Reduza os seus custos e despesas
Analise todos os seus gastos e identifique quais são essenciais e quais podem ser eliminados ou reduzidos.
Busque alternativas mais econômicas, como trocar de fornecedor, renegociar contratos, usar energia solar, automatizar processos, entre outras.
Mas, lembre-se: cuidado para não comprometer a qualidade dos seus produtos ou serviços.
4- Invista em estratégias de marketing e vendas
Atraia mais clientes para o seu comércio, utilizando estratégias de marketing digital, como redes sociais, e-mail marketing, blog, site, entre outras.
Além disso, treine e motive a sua equipe de vendas, ofereça um bom atendimento, crie ofertas e descontos atrativos, e fidelize os seus clientes.
5- Acompanhe os indicadores financeiros
Não basta apenas calcular a sua margem de lucro, é preciso monitorá-la constantemente, junto com outros indicadores, como faturamento, ticket médio, custo de aquisição de clientes, ponto de equilíbrio, entre outros.
Assim, você pode avaliar o desempenho do seu comércio, identificar pontos de melhoria, e tomar decisões mais assertivas.
Como uma contabilidade para comércio pode ser sua aliada nesse momento?
Se deseja aumentar sua margem de lucro, mas não sabe por onde começar, buscar apoio de especialistas pode ser o diferencial nesse momento.
Isso porque uma contabilidade especializada em seu segmento pode te ajudar a realizar um planejamento e organizar suas finanças, definir o regime tributário adequado para seu comércio, bem como apurar e pagar os impostos corretamente.
Além disso, o apoio contábil auxilia na emissão de notas fiscais, elaboração de relatórios e demonstrativos financeiros, bem como análise dos indicadores e resultados obtidos.
Assim, poderá ter todas as orientações necessárias sobre práticas efetivas para uma gestão segura do seu estabelecimento.
Com uma contabilidade para comércio, também terá mais tranquilidade, segurança, economia, e eficiência para o seu negócio.
E, consequentemente, aumentar sua margem de lucro e o seu sucesso no mercado.
Aumente sua margem de lucro com apoio de nossos especialistas!
Nós, da Lawini, estamos há mais de 40 anos no mercado contábil, oferecendo assessoria completa nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e societária, visando prestar serviços de qualidade para nossos clientes.
Por isso, contamos com um time altamente capacitado e experiente, capaz de identificar suas necessidades e oferecer soluções efetivas.
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