A diretora da Lawini tem biografia em publicação sobre os 450 anos de São Paulo.
A biografia de Alaíde Vitorino, diretora da Lawini, está incluída na obra São Paulo 450 Anos – Sua História e Seu Monumentos – Destaques e Personalidades. O livro, publicado pelo Instituto Biográfico do Brasil – IBB, tem a finalidade de homenagear as personalidades e famílias que, de alguma maneira, participaram da história e contribuíram para o engrandecimento de São Paulo, em seus vários campos de atividade;
O IBB – Instituto Biográfico do Brasil – é uma editora cultural, com sede na Casa da Fazenda do Morumbi, e tem como apoiadora a Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.
O objetivo do IBB é editar obras históricas e culturais que venham a enriquecer o intelecto de nosso povo, salientando os fatos e as datas marcantes nacionais, prestigiando aqueles que, de alguma maneira, contribuem para o desenvolvimento e o progresso da nação.
Página 356 do livro ”São Paulo – 450 anos” …
Alaide da Silva Pereira Vitorino Empresária Contabil
A história dos últimos cinquenta anos de São Paulo e a vida de nossa biografada vão percorrendo juntas uma imaginária linha do tempo. Quando Alaide da Silva Pereira Vitorino nasceu, em 08 de maio de 1954, a cidade comemorava o seu IV Centenário.
Porém, é natural de Rancharia, interior do Estado. Veio para a capital com 5 anos de vida e, assim, acompanhou de perto o desenvolvimento de São Paulo, conforme ia progredindo na vida pessoal e profissional.
Começou em São Paulo na época em que não existia metrô,a Praça da Sé separada da Praça Praça Clovis Bevilaqua. Uma cidade que passou por evoluções e crescimento contínuo.
O Mappim transformou-se no Hipermercado Extra; a companhia de energia Elétrica Light, em um grande shopping; uma simples e única
Pharmacia Veado D’Ouro em grandes redes de diversas farmácias; a demolição de um prédio se faz em segundos; e a união de duas praças se transforma em uma imensa estação do metrô, que acessa os quatro pontos da cidade.
“São Paulo quantas oportunidades você me proporcionou, aqui aprendi e ensinei. Sou grata por meu crescimento profissional, cultural e social. Cidade de crescimento constante, muitas evoluções, onde circula muita gente, negócios, novidades, criatividade!
Sempre vai deixar as pessoas com a auto estima elevada, aqui se adquire garra e vontade de vencer. Quando viajo, me orgulho de dizer que sou de São Paulo”.
Nossa homenageada realizou o curso fundamental (primário, admissão e ginásio) e formou-se Técnica em Contabilidade, em 1980, na Escola Técnica Liceu Siqueira Campos. Já trabalhava, desde 1968, com 14 anos, em um escritório de contabilidade na Rua Roberto Simonsen, no centro de São Paulo.
Nos últimos anos realizou diversos cursos, entre eles EMPRETEC; Sistema de Gestão para Qualidade Total no Sebrae. Qualidade de Vida nas Organizações, Neurolinguística, Contabilidade e o Terceiro Setor, e outros onde buscou auto -conhecimento como Líder Traning, Transcendendo seus Limites.
Iniciou sua carreira de empresária em 1980. Não foi fácil, mas com muita coragem, determinação e persistência, está até hoje com a mesma empresa. De caráter empreendedor, abriu um leque de atividades diferenciadas sendo sócia da Academia World Sport; sócia de uma loja de móveis e máquinas para escritório, atuando no setor administrativo. Diretora financeira de uma Organização Social “NAPIA- Núcleo de Apoio e Proteção à Infância e a Adolescência”; e Diretora da “AESCON (Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo)”.
Participa continuamente de reuniões no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo e é frequentadora voluntária do Grupo Sol (entidade filantrópica). É fundadora da Organização Contábil Lawini, onde já atendeu cerca de mil clientes, formados por micro, pequenas e médias empresas.